"O menor caminho entre sua empresa e o Sucesso"
- (41) 3528-3203
- (41) 3010-9641
Inadimplência sobe 4,78%
ndividado, o brasileiro vai usar o mês de novembro para quitar dívidas e voltar a consumir em dezembro.
Diante de uma elevação de 4,78% da inadimplência em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2010, o orçamento do brasileiro deve permanecer comprometido pelo menos até o fim de novembro. A previsão foi feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), com base nos dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o levantamento, essa foi a nona elevação seguida do índice. Na comparação mensal entre setembro e outubro, o calote subiu 5,9%. A expectativa é de que 60% das pessoas usem o 13º salário para quitar dívidas e garantir novas compras em dezembro.
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o levantamento mostra que a inflação está em alta no país e, por isso, ela acaba levando a uma pressão negativa sobre o poder de compra do consumidor. "Embora tenham atingido um nível positivo, as vendas deram uma esfriada nos últimos meses. Porém, dentro da expectativa que se tinha, o crescimento está menor do que o obtido em igual período do ano passado, devido à redução na renda para o consumo", disse.
Na comparação entre outubro e setembro deste ano, as atividades varejistas apresentaram alta de 1,86%, o que também reforça a desaceleração no setor. Foi o que ocorreu em setembro, quando o indicador registrou forte recuo, de 7,91%. No ano, é possível notar uma ligeira queda nas vendas a prazo, que tiveram alta de 5,44% em outubro, após terem atingido 5,5% em setembro e 5,72% em agosto.
No mesmo ritmo de queda, seguem as contratações de trabalhadores temporários em 2011. A confederação dos lojistas estima que o crescimento gire em torno de 6% a 7%, percentual bem inferior ao do registrado no ano passado, que foi de 10,89%. Em contrapartida, a recuperação de crédito apresentou dados positivos. O índice teve alta de 4,03%, frente ao mesmo mês de 2010. Já em comparação com o mês anterior, o indicador apresentou leve alta, de 0,52%.
Confiança
Apesar da perda do fôlego das vendas, os empresários seguem otimistas. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o índice de confiança do empresário do comércio (Icec) registrou alta de 0,5% em outubro, na comparação com setembro. O otimismo dos empresários pode ter sido influenciado pela perspectiva de juros menores em 2012. A entidade prevê ainda que o aumento das vendas de Natal chegue a 6% este ano em relação a 2010.